Eu me chamo Luana, mais conhecida pela família e amigos como Lu. Sou comunicadora, Minha formação é em publicidade e apesar de nunca ter trabalhado na área, tenho orgulho da minha profissão. O Criando e Contando nasceu da minha paixão pelo universo infantil: festas, produtos artesanais, personalizados, decoração e muito mais. É isso que vou dividir aqui!

Beijos, com carinho, Lu

8 de julho de 2014


Como nasce uma festinha: Estrutura!


Meus amores, muito boa tarde, após um período longe de vocês por motivos técnicos, estou de volta. Parece brincadeira, mas é o terceiro notebook que se revolta contra mim, rs, não sei qual o grande problema tecnológico dessa casa, mas nenhum deles tem tipo vida útil longe nos últimos tempos. 

Eu tenho um monte de coisas para contar, festas lindas para mostrar, projetos especiais do Criando e Contando para dividir e um passo a passo das barrinhas de chocolate para publicar para vocês. Bem rapidinho colocarei a casa em ordem e voltaremos a nossa rotina. 

Vou criar um esquema bem bacana para os leitores que estão chegando agora saberem o que rola aqui no blog durante toda a semana, o que acham?

A publicação de hoje é para contar para vocês como nasce uma festa parte II, há alguns meses publiquei um texto com esse mesmo título no qual divida detalhes e dicas como paleta de cores, bolo, doces, etc, mas hoje é diferente, vou falar da estrutura básica que os decoradores precisam para montar uma festa Clean ou Provençãl. Acredito ser uma super oportunidade para quem está começando a decorar agora, para quem sempre quis saber como são feitas e para festeiras talentosas que fazem para a família e querem descobrir alguns segredinhos para montarem por conta própria. 

Para montar uma decoração você vai precisar de:



Painél de MDF da loja Decoranda: www.decoranda.com.br

Esse é um dos modelos de painéis de MDF existentes, ele é composto por placas de MDF e pés para sustentação, é muito útil pois nem todos os locais onde as decorações são montadas possuem uma parede com estrutura para pregar o tecido e os demais itens que compõem o painel. 

Existem 3 outras opções de painéis atualmente, uma delas é bem parecida com essa da foto, mas é uma espécie de caixa feita de MDF que forma uma parede sólida e resistente. Eu gosto muito dessa opção por achar mais firme. 
A segunda opção é um painél feito na hora, sob medida para a parede onde será feita a decoração da mesa do bolo e para isso, o profissional leva ripas de madeira e pregos para montar a estrutura na hora, é muito legal!
A terceira e última opção que era muito utilizada em casamentos antigamente e ganhou força nas festas infantis são os muros ingleses, que podem ser feitos com folhagem natural ou artificial, como esse da loja Decoranda

Painel de muro inglês artificial da loja Decoranda.


Mesa com pés Luiz XV feitas por Cléia Pscheidt

O mobiliário é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma decoração. Imaginem se o bolo e todos os outros doces e personalizados nos quais você pensou e investiu com tanto carinho fossem dispostos em uma mesa sem charme algum?

O mobiliário pode ser composto por uma ou mais mesas, aparadores, estantes e alguns outros itens que se tornaram populares entre os decoradores como criados mudos, escadas para doces, etc. 

Selecionei alguns modelos bem bonitos para vocês darem uma olhada: 

Mesa oval com pés torneados da Meu Mundo é uma Festa.
Decoração: Bolha de Sabão Festas
Mesa temática de Yula Vieira Braz

Mesa rústica com pés torneados de Yula Vieira Braz
Aparadores coloridos, mesas menores na frente e estantes também são outros itens de mobiliário que vocês podem escolher para incrementar a decoração e usarem como expositores para outras lembranças ou detalhes especiais como letras, mini arranjos de flores e porta retratos.

Aparador rústico da Yula Vieira Bráz
Cristaleira de Sandra Silva - Festa Clean RJ
Estante vermelha de Sandra Silva - Festa Clean RJ
Aparador azul de Sandra Silva - Festa Clean RJ


A lista de acessórios disponíveis e necessários para compor a mesa, acomodar doces e bolos é infinita, dentre os meus favoritos, sem dúvida estão as porcelanas, vidros bico de jaca, prata, peças de ráfia, que são uma espécie de madeira trançada e peças em vidro, sejam translúcidos ou espelhados. 

Recebo muitas mensagens de pessoas querendo saber onde comprar e minha dica é que pesquisem em lojas de decoração, utilidades do lar como Etna, Camicado, Tok Stok, Maria Presenteira, etc. A palavra de ordem é garimpar, acervos são construídos aos poucos, não saiam comprando tudo o que virem pela frente, comprem aos pouquinhos e apostem em peças clássicas, brancas e aos pouquinhos acrescentem peças modernas e coloridas. 

Peças de MDF da Lô - Facebook
Peças de MDF da Lô - Facebook

Prato de porcelana de Hialle Mendonça - Facebook
Peças de MDF da Lô - Facebook

Aproveito para dividir com vocês algumas peças que são minhas queridinhas e algumas delas tenho em meu acervo.








**Imagens retiradas da internet



O cenário de chão é o nosso último item, o que não o torna menos importante. Acredito que ele feche com chave de ouro a composição do cenário principal, sem ele a decoração fica fria e dá impressão de mal finalizada. Além de todos os tipos de forração que podemos utilizar, é possível acrescentar flores, buchinhos, malas, cachepôs, letras gigantes e outros itens que combinem com a decoração, além de pequenos spots de luz em pontos estratégicos, para ambientar o cenário. 

Tapete de folhagem
Tapetes de feltro ou carpete
Vinil 
Tapete

Todos esses itens são parte do conjunto que formam uma decoração, mas não podemos em nenhum momento desmerecer os designers de festas, os decoradores que se dedicam pesquisar referências, novos materiais, renovando acervo, pensando em novas maneiras de disponibilizar mobiliário, estudando cores, tecidos, se atualizando, seguindo novas tendências e reinventando seus trabalhos. 

Leio constantemente nas redes sociais algumas reclamações vindas de ambos os lados, clientes e fornecedores a cerca da desvalorização do trabalho e tenho a dizer que não basta reunir todos esses elementos achando que é fácil decorar, pois não é, é preciso um olhar diferenciado, um toque especial e pessoal, uma vez que cada decorador tem um estilo, e dedicação antes, durante e depois do evento. Acreditem, demanda muito tempo, mobilização de profissionais de outras áreas e esforço físico e mental para obter um resultado realmente lindo. 

Espero que tenham curtido a publicação, que as dicas os ajudem a conhecer um pouco mais sobre os bastidores de uma decoração. Apesar de ter abordado os principais pontos, com certeza ainda há muito mais coisas a serem ditas e deixarei para as próximas publicações. 

Estava morrendo de saudades de vocês!!

Beijos, com carinho,
Lu
9

9 comentários:

  1. A minha dúvida é como o painel de Mdf fica em pé sozinho. Quero mandar fazer um, mas não sei como ele fica unido, pq vejo uns enormes, eles se encaixam? Bj adoro o blog vanessa

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Boa Noite!

    Então, os painéis possuem pés onde encaixamos as placas. São pés também feitos em madeira no caso das placas grossas e pés de ferro, no caso das placas mais finas. Por trás dessas placas mais finas, existem uns ferros, basta encaixar e pronto, ficam de pé, feito isso em casa placa, basta aproximá-las para que virem uma "parede" firme e resistente.

    Minha dica é que você tente ver um dos modelos de perto e procure um profissional que tenha experiência em fabricá-las.

    Fiquei muito feliz com o seu comentário e por poder ajudar de alguma forma. Continue companhando o blog!!

    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Minha dúvida é sobre os tecidos que vão no painel, é colado na madeira?

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Bom dia!!

    Não, o tecido não é colado, ele é grampeado por trás do painel, bem esticado, para que fique bonito e pareça realmente uma parede.

    Beijos,
    Luana

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada. Tudo lindo o que vc faz :) e que tecido usar?

    ResponderExcluir
  6. Que legal essas dicas, vc poderia me dizer o que usar para os ursinho pararem sentados ou em pé na mesa? e que tecido usar no painel? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá quero comprar um muro inglês, poderia me informar onde consigo encontrar?

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Ainda tenho dúvidas, sobre o suporte para as placas ficarem de pés, há possibilidades de vc mostrar em outro post fotos com detalhes dos tipos desses pés? Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!! Poderia mostrar como de fato e montado o painel de mdf... Minha duvida não é com relação a grampear tecido, mas sim, a estrutura. Vi que são 4partes.ncomo monto em uma festa?

    ResponderExcluir

 
Logotipo - Beabá Festas