Eu me chamo Luana, mais conhecida pela família e amigos como Lu. Sou comunicadora, Minha formação é em publicidade e apesar de nunca ter trabalhado na área, tenho orgulho da minha profissão. O Criando e Contando nasceu da minha paixão pelo universo infantil: festas, produtos artesanais, personalizados, decoração e muito mais. É isso que vou dividir aqui!

Beijos, com carinho, Lu

27 de fevereiro de 2014


Como nasce uma festa?

Eu vou contar para vocês como nasce uma festinha, usando como exemplo a que fizemos para comemorar os 2 aninhos do meu filho Pedro. 

Quando eu ainda estava terminando a fazenda, lendo um blog que adoro - vou contar logo, logo para vocês -, decidi qual seria o tema do segundo aniversário. As pessoas iam embora da fazendinha com seus balões gigantes perguntando sobre os 2 aninhos e eu respondia prontamente: Será Pedro, o Aviador!

O tema virou uma grande paixão, quanto mais eu pesquisava, mais ideias bacanas iam surgindo. Esse post é para explicar passo a passo como essa festinha nasceu e mostrar o resultado final. Ainda não tenho as fotos oficiais, mas Marcelo Lisboa, fotógrafo, nos presenteou com algumas bem lindas que ele fez. 


O primeiro passo, depois de definido o tema, foi escolher as cores. É muito importante determinar a paleta de cores para começar a trabalhar em cima dos itens que vai desenvolver para o seu projeto, ela servirá de guia não apenas para que você, como para os fornecedores poderem trabalhar com a segurança de que as cores seguirão o padrão determinado. 

A paleta de cores serve para a fita de cetim que vai arrematar uma lembrança ou personalizado, até o bolo!

Durante minhas pesquisas, as festas no mesmo tema que eu encontrava aqui no Brasil eram feitas em branco, azul e laranja ou apenas tons de azul, enquanto as que eu encontrava fora do Brasil eram feitas em azul escuro, vermelho e branco. 

Toda decoração possui cores predominantes, mas são necessárias outras cores que possam criar uma brincadeira entre essas principais, permitindo detalhes mais ricos, então além do azul claro, azul escuro e laranja, eu inseri marrom e marfim, que foram usamos sutilmente. 



Eu pesquisei em diversos sites nacionais e gringos. Não seria possível colocar todas as fotos que usei como referência pois a pasta tem mais de 100 fotos, então selecionei apenas algumas:












Certamente a festa que realmente inspirou o aviador do Pedro,
foi essa da Tetto Arquitetura. Empresa que eu admiro demais!

Créditos: Elo7, Pinterest, Etsy, 1001 feltros, Tetto Arquitetura, Ideias do Studio, Kids Vitrine, It Babies, Kara's Party, Party City.



Defini alguns critérios dentro dos 4 principais itens que definem uma festinha bacana para mim.

1 - Conforto:
Dentro do que planejei para a festa, o local ser amplo, arejado, seguro e que acomodasse bem nossos amigos e familiares, era prioridade. Como queríamos uma festinha em casa, aluguei tendas para proteger as pessoas do sol ou da chuva, tratei de me certificar que todos teriam lugares para se sentar, que os brinquedos estivessem a vista para que os pais pudessem ter tranquilidade de deixar as crianças a vontade e como o banheiro não dispunha de um trocador para os bebês, utilizei a própria estrutura da banheirinha do Pedro que já estava aposentada e montei um pequeno fraldário próximo a eles.

2 - Comidas e bebidas:
O desejo era agradar a todos, adultos e pequeninos, então montamos 4 estações: Buffet tradicional, Buffet de crepes doces e salgados e uma barraquinha muito charmosa com suqueiras com sucos fresquinhos e estufa como as de lanchonete, recheada de lanches quentinhos. Além disso, acrescentamos uma estação com delícias indispensáveis em festinhas infantis: algodões doces feitos na hora e um carrinho de sorvete repleto de picolés deliciosos. 


Super recomendo a Party Time por sua maquininha tão especial de algodões doces
e o Nuvem Sorvetes pelos picolés que fizeram tanto sucesso entre adultos e crianças. 

4 - Diversão:
Em festa de criança o que elas precisam é de atividades que arranquem sorrisos, por isso contamos com a super recreação, totalmente diferente das que estamos acostumados a ver por aí, do grupo Agitação, comandado por Johnny Serafim. 
Fizemos ainda uma linda oficina de cupcakes, as crianças ganharam aventais e chapéus de chef e curtiram muito confeitar e decorar seus próprios bolinhos.
Aproveitamos que tínhamos um espaço bacana e pusemos 2 brinquedos que são sucesso garantido: Cama elástica e Tobogã inflável.

Todos brincaram muuuuito, preciso dizer que foi demais ver as carinhas de felicidade??

5 - Decoração:
O último, mas não menos importante, foram os 3 critérios que estabeleci para a decoração, que foram simplicidade, beleza e sofisticação. Eu queria uma festa linda, limpa, clara, rica em detalhes mas que não ficasse poluída e consegui, ficou perfeito!


Escolher os profissionais certos é a garantia de sucesso da sua festa e saúde emocional. Digo isso porque quando um profissional desaponta, ficamos tristes e chateados, o que pode comprometer vários outros aspectos do planejamento. 

Eu "trabalho" sempre com as mesmas pessoas e normalmente, após pesquisar, ficar de olho no trabalho e bater um papo, escolho um novo profissional para integrar meu time. 
Sei o quanto a escolha dessas pessoas talentosas que vão acompanhá-los durante meses é importante, então seguem algumas dicas:

1- Deixe seus desejos e expectativas bem claros e se possível, envie fotos como referência;
2- Organize-se, não deixe encomendas e pedidos para cima da hora, bons profissionais costumam ter agendas bem cheias, muitos trabalham pessoalmente respondendo e e-mails e confeccionando suas encomendas, sendo assim, conseguir um "encaixe" é impossível;
3 - Tenha em mente que bom profissional não é simplesmente aquele que faz produtos incríveis ou tem um preço camarada e sim aquele que é cordial, atende com carinho e paciência, não faz pouco caso do seu pedido, usa matérias primas de qualidade executam um trabalho com acabamento limpo, bonito. 

Para o Aviador, eu tive em torno de 40, 45 profissionais envolvidos, desde o Buffet à fitinha personalizada. Administrar tantos e-mails, entregas e pagamentos não é fácil, caso você não consiga fazer sozinha, aconselho que contrate um(a) consultor(a) que possa manter tudo organizado, ou elabore uma planilha e alimente-a com frequência, para que nada fique de fora ou passe despercebido. 



Imaginem deixar o local da festa, com tudo pronto, pouco tempo antes de começar, olhar em volta e ver que TODOS os seus desejos se tornaram realidade para aquele dia. Eu tive essa sorte!

Quero que saibam que independente do tamanho da comemoração, é muito importante que você sinta que fez o melhor, que se preocupou em receber as pessoas com carinho e acima de tudo, garantiu que seu filho se divertisse muito com seus amiguinhos. 

Tudo que eu passei 8 meses planejando e algumas semanas produzindo madrugada a dentro, foi para que meu filho sentisse que tinha sido milimetricamente pensado, planejado e executado para ele. Que no futuro ele possa olhar as fotos e ver que a mamãe fez tudo, com ajuda de mãos amigas, como as dela, repletas de amor. 

Tive a sorte de mais um ano contar com profissionais maravilhosos, muitos já meus amigos, que se empenharam demais em transformar tudo em realidade e capturar os nossos momentos especiais daquele dia, com todo amor do mundo!

Amor, amor, amor, acho que foi a palavra que pontuou as duas festinhas do Pedro! =)

Todo o projeto da festa foi idealizado por mim, todos os itens foram encomendados, comprados e feitos por mim, mas sem as pessoas por trás dos personalizados, doces, bolos, lembranças, centros de mesa, roupas da equipe, enfim...nada teria sido possível. 

A empresa responsável pela montagem do projeto de decoração foi a Luli Ateliê de Festas e ver o trabalho da Elisa e sua equipe afinada de perto era o sonho dessa festeira aqui. Admiro demais todos os projetos da Luli e me senti muito feliz em tê-los comigo. Sei que essa festa foi especial para a Elisa também, porque foi um pouco diferente da maneira como ela trabalha e ela deu um show, não poderia ter ficado melhor, sem ela o sonho do Aviador não teria se tornado realidade. 

Confiram alguns cliques da festinha!










Vista da área dos convidados e balões personalizados

Nossos garçons elegantérrimos vestidos de pilotos.

Candy Buffet


Papelaria: Criando e Contando


Os responsáveis pelas fotos e filmes foram Doce Deleite Fotografia e Agridoce Filmes. Eles dispensam comentários, mas são meus amigos então rendo meu amor eterno a essas duas equipes maravilhosas. Assim que receber as fotos oficiais e os vídeos, vou compartilhar aqui com vocês. 

Sei que devem estar ansiosos para saber todos os fornecedores da festinha, que foram muitos. Vou preparar um post contando sobre cada um deles, mas preciso de um tempinho - nada longo, viram? -, não quero deixar ninguém de fora. 

Deixem aqui ou na fanpage do Criando e Contando suas perguntas que ficarei feliz em responder a todas. 

Espero que essa publicação ajude no planejamento da sua festinha!! <3

Ainda hoje no blog teremos uma linda Doceria para inspirar as mães de menina. São tantas lindezas dentro do mega cenário montado pelo Pink Ateliê de Festas que deu vontade de estar lá para ver tudo de perto. Não percam!

Beijos, com carinho,
Lu


3

3 comentários:

  1. Adorei como falou da paleta de cores .

    ResponderExcluir
  2. Lindíssima a festa!
    Tudo de muito bom gosto...
    Se fosse possível gostaria de saber qual o fornecedor dos balões metalizados personalizados. Aqueles com gás hélio com a identidade da festinha do Pedro

    ResponderExcluir

 
Logotipo - Beabá Festas